Evasão universitária no Brasil é de 40%: Saiba por que este índice preocupa

28 Janeiro 2022

O índice de evasão universitária no Brasil é muito alto: 40% dos estudantes universitários se sentem desestimulados e já desistem nos primeiros anos de curso. A frustração é enorme!

Esse índice é realmente considerável, pois demonstra que muitos jovens ainda se sentem inseguros com relação à decisão da escolha da profissão.

E o que fazer se você deseja evitar isso?

Uma das causas da evasão universitária é o fato de alguns estudantes escolherem fazer determinado curso porque assim podem ter uma carreira brilhante, o curso é diferenciado ou tem boas perspectivas salariais. Portanto, irão conseguir uma colocação melhor no mercado de trabalho.

Pensar assim pode ser um engano! Durante o processo de escolha da profissão primeiro é preciso descobrir quem você é para depois conseguir o que deseja.

Isso significa não sobrepor o fator empregabilidade aos projetos de vida, aos sonhos, à vontade de exercer uma ocupação na qual se pode ter realização pessoal, não somente profissional. Essas duas estão interligadas, vai além de pensar somente no cargo que você irá ocupar e no quanto será o seu salário.

Não há como se tornar apto para o mercado de trabalho e encarar uma faculdade até o fim, sem saber quais são os seus objetivos!

Até mesmo porque não se trata de escolher somente uma carreira, mas o ambiente em que você passará a maior parte de sua vida e das pessoas com as quais você irá conviver todos os dias. Aliás, hoje, aprender a ter uma boa convivência, a ter boas relações interpessoais, tem sido um grande desafio para os jovens. Não adianta ter uma inteligência cognitiva alta e um quociente emocional baixo. As pessoas que apresentam maior capacidade de se adaptar ao meio em que vivem são as que têm mais chances de serem bem-sucedidas e terem uma carreira de sucesso por verdadeiro merecimento.

Outrora, certamente há várias estratégias e caminhos a serem traçados para evitar que você se sinta inseguro nas suas escolhas. Uma delas é optar por um projeto de vida, por fazer uma escolha responsável, consciente e que possa lhe render bons resultados no futuro.

E o que é ter visão de futuro?

Projetar-se nele! Pense em você, daqui a uns 10 anos, fazendo o que gosta, de verdade.

Para que esse processo da escolha da profissão ocorra de forma mais tranquila, você pode seguir estes passos:

  • Defina seu propósito de vida

Defina quais são os seus objetivos. Procure se conhecer! O grau de satisfação que o indivíduo obtém em seu trabalho é proporcional ao grau em que ele pode ser capaz de realizar seu projeto conforme sua identidade vocacional. Fazer isso pode ser desafiante, entretanto os conflitos futuros serão pequenos se você fizer isso agora. Quando falamos em propósito de vida, em missão, estamos nos referindo aos seus valores, às suas aptidões, ao que você se propõe a ser para si mesmo e em que você pode ser útil para a sociedade. Não se esqueça de que o trabalho também cumpre uma função social. Já pensou nisso?

  • Pense no que você considera mais importante

Muitas pessoas colocam como prioridade, como propósito de vida, ficar ricas. Se isso lhe servir de inspiração, de motivação… O que você pensa a respeito disso na escolha de uma profissão?

Outro aspecto em que você deve pensar: deseja ser uma pessoa de grande influência na sua comunidade, atingindo elevada posição social, recebendo demonstrações de fama e prestígio? Ou um profissional de quem os outros dependem, a quem elas procuram para pedir proteção, favores, orientação, etc.? Desfrutar daquilo que você gosta de fazer, mesmo que sejam coisas simples, mas que sejam úteis  para seu país ou seu grupo social? Sente-se motivado a ajudar os que precisam e que merecem melhores condições de vida?

  • Não permita que as pessoas digam que seu sonho é impossível

Não existem sonhos profissionais impossíveis. Se você for bom no que gosta de fazer, as chances de desenvolver suas potencialidades, sua performance, são grandes e esse é um importante diferencial no mercado de trabalho, além de trazer benefícios para a sua autoestima e contribuir para a concretização dos seus sonhos pessoais e profissionais.

  • Faça uma anotação das coisas que você gosta de fazer

Liste pelo menos umas 10 atividades que faz por prazer, que fazem com que você se sinta motivado e feliz. E coloque também as coisas que você considera saber fazer bem. Por exemplo, existem pessoas que escrevem muito bem, outras fazem desenhos lindíssimos, outras sabem fazer cálculos com grande facilidade sem mesmo precisar de calculadora, etc. Todo mundo tem, pelo menos, uma habilidade. Gardner, Psicólogo estudioso das inteligências múltiplas, reconhece que o ser humano pode ter pelo menos um pouco dos 7 tipos de inteligência - linguística, lógica, motora, espacial, musical, interpessoal e intrapessoal - onde uma delas se sobressai, sendo a mais predominante em cada pessoa.

  • Defina seus objetivos

Após ter passado por um processo de autoconhecimento, pense no futuro. Como você pretende chegar aos seus objetivos? As possibilidades de uma carreira são várias: você gostaria de ter estabilidade, emprego fixo, ser um consultor autônomo ou ser dono do seu próprio negócio, ser chefe de si próprio?

  • Estabeleça seu plano de ação

Se você já se sente mais seguro para delinear seu plano de carreira, faça anotações e muitas pesquisas a respeito. Por exemplo, se você optou por trabalhar em uma empresa, ser um bom colaborador, comece a pesquisar as empresas que podem ser alvo de sua pretensão, a média salarial, a jornada de trabalho, qual a capacitação e as exigências do mercado.

Como você pôde perceber, para definir um projeto de vida, é necessário ter clareza sobre quem somos, o que queremos e onde pretendemos chegar.

Escolher uma profissão também é sentir-se livre e ter autonomia para o que nos faz evoluir cultural, espiritual e humanamente. E para isso, é necessário nos livrarmos de algumas crenças e pensar em nossa forma de ser e agir, no que realmente nos faz sentir realizados!

Quem sabe, com este preparo prévio ao ingresso no Ensino Superior, a evasão universitária possa reduzir consideravelmente!

 

Lise Sassi

Latest Articles

Carreira e profissão: Ter um propósito de vida pode ajudar você a defini-las!

Para tudo o que vamos fazer na vida, é necessário ter um propósito, um objetivo, seja no planejam...

Como os pais podem contribuir para a escolha profissional do filho

Quando um jovem inicia seu processo de escolha profissional, os pais podem ser grandes colaborado...

Evasão universitária no Brasil é de 40%: Saiba por que este índice preocupa

O índice de evasão universitária no Brasil é muito alto: 40% dos estudantes universitários se sen...

Contate-nos

Utilize o formulário ao lado para nos contactar de forma direta. Entraremos em contato o mais breve possível.