Orientação profissional: Por que o jovem precisa ser orientado para a escolha da profissão?

15 Janeiro 2022
Orientação profissional

orientação vocacional-profissional não pode ser deixada em segundo plano nas escolas de ensino médio, na atenção de psicólogos, na cabeça dos pais, nem mesmo no pensamento dos próprios jovens e da sociedade de um modo geral.

E por que esse processo de orientação é tão importante assim?

Primeiro, porque as mudanças no mercado de trabalho estão cada vez mais acentuadas devido ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia. O conhecimento científico vem revolucionando as bases materiais e morais da existência humana, evidenciando, assim, uma maior demanda pela automação dos serviços e das relações humanas.

Acontece que essas demandas podem deixar o jovem confuso, sem saber que rumo seguir, que decisões tomar, diante da complexidade de tantas exigências e de tanta multiplicidade de cursos, universidades, profissões.

Hoje, esse assunto chega a ser tão grave que, em média 50% dos estudantes quando chegam ao 3º ano do Ensino Médio, se sente parcial ou totalmente inseguros quanto à escolha da profissão.

Embora marcadas por movimentos contraditórios e em meio a incertezas, as transformações sociais e econômicas do sistema capitalista, trazem novos questionamentos em todo o mundo, em pleno século XXI. Áreas que não existiam ou que antes não necessitavam de conhecimento técnico, especialistas que antes não precisavam ter conhecimentos em diferentes áreas.  Tudo isso passou a existir, em virtude do progresso e pela procura por novos bens e serviços, impactando também as relações sociais de trabalho.

Desse modo, a competência para o cargo a ser desempenhado, como por exemplo, trabalhar em equipe, ter capacidade de liderança e saber resolver problemas têm se tornado imprescindíveis em um mercado de trabalho tão competitivo!

Além disso, o que podemos considerar ser o mais importante?

escolha profissional pode se constituir em uma das mais difíceis decisões  que uma pessoa se depara no decorrer de sua vida!

Assim, o jovem precisa conhecer o mundo do trabalho aberto à sua frente e conhecer-se como desenhista de sua trajetória de vida, como escritor de sua própria história, sendo protagonista de seu enredo existencial.

O autoconhecimento por parte do jovem sobre o que se é e o que se pretende ser será seu guia principal no processo de escolha profissional. E as informações que possui em mãos serão o mapa do terreno por onde esse jovem irá caminhar com os olhos postos no futuro de curto, médio e longo prazos.

Nesta fase à medida que a pessoa vai conquistando sua própria identidade e compreendendo suas singularidades, há a necessidade de definir-se, conhecer-se e de escolher sua profissão com base na sua realidade pessoal e sociocultural. E então, quando o jovem se encontra frente ao mercado de trabalho, passa por um momento de ruptura, sente a necessidade de se posicionar na sociedade, no meio em que vive.

A necessidade e a importância do processo de orientação profissional

Quando o jovem encontra dificuldade na escolha da profissão, o processo de orientação profissional se faz necessário.

Muitas vezes, quando chamados a refletir sobre as dificuldades e possibilidades do mercado de trabalho e de se escolher uma profissão, muitos jovens se utilizam de meios não muito seguros. Muitos deles, então, acabam recorrendo a mitos e ideologias que momentaneamente os tranquilizam e diminuem as suas ansiedades, mas não são verdadeiras saídas.

Como uma possibilidade de ajuda para os jovens, a orientação profissional não apenas os leva a escolherem uma profissão, mas auxilia-os a se conhecerem melhor, como indivíduos inseridos em um contexto social, econômico e cultural.

VOCÊ SABIA?

Em toda a história da humanidade, nem sempre o homem pôde escolher trabalhar naquilo que gostaria ou que se considerava mais apto ou capaz, embora o trabalho sempre estivesse presente na vida das pessoas. É uma questão histórica e cultural, embora não pareça.

Em outras épocas, o indivíduo tinha pouca ou nenhuma liberdade de escolha, pois o nível social e ocupacional, e mesmo o campo de atividade, eram determinados primeiramente pelo nascimento. Só que mudou!

Em um contexto mais atual, a orientação profissional vem para acompanhar o processo educativo do jovem. O papel principal dessa orientação é cumprir sua função de extrema importância quando leva o sujeito a refletir sobre si mesmo, analisando suas características, explorando sua personalidade e aprendendo a escolher e abordar situações conflitantes que o impedem de fazer uma escolha segura.

Durante a orientação o jovem percebe suas inquietações, suas identificações, características, singularidades e consegue ampliar e transformar sua consciência, para, a partir de então, ter melhores condições de organizar seus projetos de vida e fazer a sua escolha profissional.

Até o próximo post!
Lise Sassi

Latest Articles

Carreira e profissão: Ter um propósito de vida pode ajudar você a defini-las!

Para tudo o que vamos fazer na vida, é necessário ter um propósito, um objetivo, seja no planejam...

Como os pais podem contribuir para a escolha profissional do filho

Quando um jovem inicia seu processo de escolha profissional, os pais podem ser grandes colaborado...

Evasão universitária no Brasil é de 40%: Saiba por que este índice preocupa

O índice de evasão universitária no Brasil é muito alto: 40% dos estudantes universitários se sen...

Contate-nos

Utilize o formulário ao lado para nos contactar de forma direta. Entraremos em contato o mais breve possível.